Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Youtube
Siga-nos no Google+
Siga-nos no Pinterest
  

CENTRAL RESERVAS / AJUDA: (+351) 232 420 000
 
CASA DA ÍNSUA 
Homepage - Casa da Ínsua
PARQUE HISTÓRICO MUSEOLÓGICO

Prevê-se para breve a conclusão do projecto de recuperação de espaços históricos da Casa da Ínsua, que dará origem a um Parque Histórico Museológico que incluirá visitas à antiga Fábrica do Gelo, à antiga Central Hidroeléctrica, entre outros espaços associados à actividade agrícola da Quinta, incluindo o lagar de azeite e a serralharia, com todas a sua maquinaria e instrumentos. Este Parque Museológico estará aberto aos hóspedes e ao público em geral.
Há cerca de três séculos atrás, a Casa da Ínsua produzia tudo o que uma casa senhorial necessitava para uso próprio, fornecendo inclusivamente diversos bens ao resto da povoação, incluindo electricidade e pão, assim como serviços de serralharia e carpintaria.

Principais espaços em recuperação:

Fábrica do Gelo – Testemunho das antigas técnicas de aproveitamento da qualidade e da quantidade das nascentes no espaço da quinta, dará a conhecer os métodos de produção e conservação de Gelo no século XVIII.

Central Hidroeléctrica – À data a única central deste tipo propriedade privada no país. Destinava-se a assegurar as necessidades dos habitantes da Casa, numa altura em que a rede de distribuição de energia pública era inexistente.
A Casa da Ínsua foi dos primeiros locais no país a ter energia eléctrica. Primeiro, em 1906, através de um gerador a vapor que iluminava toda a quinta e, posteriormente, via uma central hidroeléctrica que, em 1913, passou a fornecer electricidade a toda a quinta.
O volume de energia produzido por esta nova central era bastante superior às necessidades da Casa e de todos os seus equipamentos industriais e de produção agrícola, razão pela qual, no ano de 1913, a Câmara Municipal lhe atribuiu a concessão de distribuição, durante 10 anos, de energia eléctrica para a iluminação pública e particular, força motriz e outros usos, em todo o concelho. As povoações da Ínsua e de Castendo (hoje Penalva) foram, por isso, das primeiras no país a dispor de redes de distribuição eléctrica.

Estes novos espaços museológicos, património cultural nacional contendo importantes testemunhos da ligação ao Brasil, assinalam o percurso histórico da Casa da Ínsua, assim como o seu carácter inovador.  


Entrada gratuita aos hóspedes da cadeia Montebelo Hotels & Resorts.

website:
 http://museu.casadainsua.pt/

Com o apoio de:




EVENTOS & REUNIÕES

 

Serviços especializados na organização de eventos especiais, com capacidades para receber grandes ou pequenos eventos.

Saiba mais   

 

O Hotel Casa da Ínsua está preparado para a realização dos mais variados eventos, desde a reunião mais simples à celebração de um casamento

Saiba mais   

VOUCHERS PRESENTE

 

Uma oferta que abrange alojamento em hotéis de referência, experiências gastronómicas, tratamentos de bem-estar e diversos programas aliciantes.

Saiba mais   

NEWSLETTER MONTEBELO HOTELS

Subscreva a newsletter MontebeloNews e fique a conhecer todas as nossas novidades.


REVISTA VLIFE

Conheça a VLIFE!
A revista do Grupo Visabeira.
Saiba mais   

CONDIÇÕES DO TEMPO

PENALVA DO CASTELO

8º C
HUMIDADE: 89%

CONTACTOS
Montebelo Hotels & Spa
Screen width: